Chefs

Celso Vieira (SP/BA)
Celso Vieira (SP/BA)

Restaurante: Pasta em Casa

Prato: Tortelli verde de vitelo ao creme de pupunha

Paulistano de nascimento e soteropolitano de coração, Celso Vieira Pinto é chef de cozinha especializado no ICIF, na Itália, professor do curso de gastronomia da UFBA e tradutor de livros de gastronomia para clientes como Editora Abril e a Editora Martins Fontes. É proprietário do restaurante Pasta em Casa, em Salvador.  No trabalho, ele busca aliar purismo na escolha dos ingredientes com simplicidade na execução dos pratos, obtendo uma qualidade consagrada pelo público da cidade

Veja Mais
Ana Robéria (BA)
Ana Robéria (BA)

Restaurante: Bella Gourmet Bistrot

Prato: Risoto de pupunha com filé ao molho de jaboticaba
Prato vegetariano: Risoto de pupunha com brócolis, mix de cogumelos, pesto e tomates cereja assados

Ana Robéria viu na avó culinarista o exemplo a ser seguido na cozinha. Formou-se no Senac e desde 2007 é chef e proprietária do Bella Gourmet Bistrot. Em seu cardápio, os pratos triviais ganham destaque por meio de técnicas de cozinha e bonita apresentação. Um novo olhar, que transforma as receitas do cotidiano em pratos especiais.

Veja Mais
Anna Angelino (ITA/ BA)
Anna Angelino (ITA/ BA)

Restaurante: Bella Napoli

Prato: Prime Rib suíno em crosta de ervas, servido com risoto crocante de prosciutto e pupunha, acompanha molho shimeji
Prato vegetariano: Tortelone de legumes defumado com capim santo, ao molho de abóbora e alho negro em pupunha

A primeira casa do Bella Napoli de Salvador foi aberta por dona Anna Angelino e seus pais, em 1962, quando chegaram vindos da Itália, numa época em que não havia um único restaurante especializado em comida italiana na cidade. Dona Anna, como é carinhosamente chamada, é uma autodidata na cozinha. Imigrante da Itália, em 1962 saiu do sítio em que vivia com seus pais no interior da Bahia, para fundar o primeiro restaurante italiano da Bahia, um dos primeiros do Brasil. Aprendeu as receitas da casa, inclusive o internacionalmente reconhecido Filet a Parmeggiana do Bella Napoli, com seus pais e avós. Uma cozinha de raiz que se aperfeiçoou na apresentação e sofisticação dos pratos.

Veja Mais
Andrea Nascimento (BA)
Andrea Nascimento (BA)

Restaurantes: Solar Graça (Palacete das Artes) e Solar Rio Vermelho

Prato: Moranga Solar - camarão na moranga com pupunha gratinado com catupiry.

A inserção de Andréa Nascimento na gastronomia se deu de forma muito natural. Trabalhando desde pequena para ajudar os pais que tinham loja no Mercado Modelo, começou a ter contato com vendas e clientes e a desenvolver seu tino comercial. Sua família valorizava a mesa farta e - pela facilidade de aceso no Mercado Modelo - eles tinham sempre à mesa produtos frescos e de alta qualidade, quer vindos do mar da baía de todos os Santos, quer vindos do interior do estado. Pouco a pouco a Chef Andréa então tornou-se autodidata e, aos 18 anos, foi proprietária da primeira creperia da cidade de Salvador. Vivenciou importantes experiências formativas e imersões gastronômicas no Brasil e no exterior. Ao longo dos anos, foi proprietária de alguns restaurantes na cidade, reunindo prêmios junto à mídia e à opinião pública. Em 2008, há 10 anos atrás, tornou-se Chef Executiva do Grupo Solar. Seu estilo marcadamente contemporâneo, mescla elementos regionais e temperos exóticos à sabores clássicos, produzindo uma culinária que seduz aos olhos e surpreende pelo sabor e pela qualidade.

Veja Mais
Lisiane Arouca (BA)
Lisiane Arouca (BA)

Participação: Jantar do Origem

Lisiane Arouca, 37 anos, Chef Patissier e Cake Design é formada em Gastronomia pela Estácio Bahia e no curso de Chef de Cozinha pelo Senac. Trabalhou em restaurantes de Salvador como Chef Patissier assinando o cardápio de sobremesas. Foi sócia proprietária do 4Chef’s por 4 anos, empresa especializada em confeitaria personalizada. Atua hoje no Restaurante Origem ao lado do seu esposo Chef Fabricio Lemos.

Veja Mais
Fabricio Lemos (BA)
Fabricio Lemos (BA)

Participação: Jantar do Origem

Nasceu na Bahia, queria ser policial, prestou vestibular para engenharia civil, mas acabou se mudando para os Estados Unidos onde se tornou um grande chef de cozinha, com experiência por mais de dez anos na cozinha dos hotéis Ritz-Carlton. Essa é a trajetória de Fabrício Lemos que, aos 33 anos, assumiu com muita propriedade a cozinha do Restaurante Amado, especializado na culinária contemporânea, em janeiro de 2015. Aluno destaque também da centenária escola de gastronomia francesa Le Cordon Bleu, Fabrício tem larga experiência nas culinárias mediterrânea, italiana, francesa e mexicana. Hoje o Chef é proprietário e comanda a cozinha do Origem.

Veja Mais
Vivi (SP)
Vivi (SP)

Participação: Criação do prato do Restaurante “Casa de Tereza”  e na Cozinha Show

Prato: Fios de palmito pupunha com molho de parmesão, figo marcado no mel in natura, lâminas de tubérculos cruas e flor de jambu

Viviane Gonçalves é paulista, chef de cozinha e atua há mais de 25 anos na área de gastronomia. E nesses muitos anos de experiência, viveu um grande desafio em sua carreira, que foi montar um restaurante na China, em 2004, na cidade de Pequim. Para se preparar para tal empreitada, Vivi passou 6 anos na Inglaterra, entre Londres e Bristol. Estudou "Catering & Hospitality" no City of Bristol College, e trabalhou como sous-chef no badalado restaurante "Bocanova".

A história de seu restaurante "Alameda" em Pequim foi de enorme sucesso. Recebeu por 3 anos consecutivos, através de uma premiação realizada pela revista That's Beijing, os títulos de: Melhor Restaurante, Melhor Chef, Melhor Serviço, entre outros.

Após 10 anos morando fora, Vivi retorna ao Brasil e no final de 2011 abre seu restaurante na cidade de São Paulo, o "ChefVivi". Com apenas 3 anos de vida, seu restaurante já recebeu importantes premiações.

Veja Mais
Vitor Generoso (AL)
Vitor Generoso (AL)

Participação: Criação do prato do Restaurante Carvão e na Cozinha Show

Prato: Costela de boi desossada, prensada e glaceada, pupunha grelhado na manteiga de ervas, quiabo tostado e farofa de milho crocante. 

Vitor Generoso, a cria do chef André Generoso . Mineiros por nascença e alagoanos por opção e paixão, os 2 são bastiões da culinária caeté com seu tradicional Divina Gula, e o primogênito não fica pra trás quando se trata da arte gastronômica.

Vitor segue desde cedo os passos do pai, provando toda sua competência na cozinha ao se formar numa das + prestigiadas escolas de gastronomia do mundo, o Institut Paul Bocuse, em Lyon, na França. O diploma veio seguido de estágio em Lima, no Peru, no Restaurante Malabar, do chef Pedro Schiaffino, 1 dos 50 melhores da América.

Veja Mais
Ministério da Cultura e Cielo apresentam
Quer mais informações? Fale Conosco
Edição Anterior 2017
Tempero Bahia
2017 - 2024. Tempero Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital