Chefs

Ian Baiocchi (GO)
Ian Baiocchi (GO)

Participação: Criação do prato do Restaurante Genaro de Carvalho, no Hotel Wish Hotel da Bahia

Prato: Badejo com gremolata de laranja Bahia, pupunha assada com mel e óleo de carvão, tartar de banana, paçoca de rabada

Aos 28 anos, Ian Baiocchi faz parte de uma nova leva de cozinheiros que vêm conferindo frescor ao cenário gastronômico da capital. Nenhum dos outros, contudo, chegou tão longe. Somados o título de chef do ano 2017, e a consagração de seus restaurantes, ele levou quatro prêmios na VEJA COMER & BEBER. Não é de espantar. Apesar da pouca idade, Baiocchi acumulou uma bagagem considerável na última década. Aos 18 anos determinado a seguir carreira entre fogões e caçarolas, aterrissou em São Paulo para cursar gastronomia no Centro Universitário Senac. Em terras paulistanas, o jovem passou por restaurantes consagrados, como o D.O.M., de Alex Atala, e o Maní, à época liderado pela dupla Helena Rizzo e Daniel Redondo, e acabou alçando voos mais distantes, até a Espanha. No país europeu, onde residiu por dois anos, trabalhou nos celebrados Mugaritz e El Celler de Can Roca, este atualmente considerado o terceiro melhor do mundo no ranking da revista inglesa Restaurant. Em 2012, de volta à capital goiana, assumiu o cardápio do Palácio das Esmeraldas, sede do governo do estado, e trabalhou com catering para eventos. Foi em 2015, porém, que Baiocchi abriu sua primeira casa, o variado Íz, consagrado  como o melhor restaurante da cidade, em 2017. De acento italiano, nasceu no último mês de agosto um novo projeto, a também premiada 1929 Trattoria Moderna. Apesar da intensa rotina profissional dividida entre os dois endereços, Baiocchi arruma tempo para assinar o cardápio de outras casas da cidade e garante que não larga as panelas nem em casa, na hora de relaxar. “Se passo um dia sem entrar na cozinha, fico louco”, brinca.

Veja Mais
Bruno Katz (NY/RJ)
Bruno Katz (NY/RJ)

Participação: Jantar do Origem

Um dos mais talentosos chefs de sua geração, Bruno Katz, 26 anos, é nova-iorquino, filho de argentinos. Morou boa parte de sua vida em Búzios onde começou a trabalhar ainda adolescente com a Chef Sonia Persiani, no Madamme Teffi e Cigalon. Veio para o Rio aos 17 e se lançou de vez na gastronomia. Trabalhou no Oui Oui e no Miam Miam da Chef Roberta Ciasca. Aos 20 foi chamado para trabalhar no CT Tratorrie do Chef Claude Troisgros e logo depois foi fazer um estágio no restaurante Daniel do renomado Chef Daniel Bouloud. Voltou diretamente para o Olympe junto à Thomas Troisgros e aos 25 assumiu a cozinha do NOSSO, onde executa com mestria receitas arrojadas e saborosas.

Já foi eleito Chef Revelação pela Revista Época (2017) e conquistou 5 garfos no prêmio Rio Gastronomia (2017). Sua cozinha tem uma proposta de comida simples e divertida, mas que também sempre preza pela técnica e uso de bons produtos.

Veja Mais
Ministério da Cultura e Cielo apresentam
Quer mais informações? Fale Conosco
Edição Anterior 2017
Tempero Bahia
2017 - 2024. Tempero Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital